10.2.12

Ser antes do Fazer

Bom hoje é meu aniversário, fiz 16 anos, ops 23 anos, e nessa vibe de pensar sobre a minha vida, meu chamado e tudo mais, encontrei esse texto que cabe certinho no dia de hoje. Eu não lembro onde achei ele, consequentemente não sei que é o autor, mas se esse texto é seu envie um comentário ou um reply pra mim no twitter que eu coloco os créditos! :)





"João 15:15 e 16: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."
É a diferença do ser e do fazer: Quem faz é o servo. Esse tem "medo" de deixar de servir. Tem medo de errar, porque o erro gera punição. Já o amigo é zeloso porque AMA. E porque eu AMO o meu amigo, cuido para não feri-lo. Amigo conhece além do fazer. Amigo que é amigo, conhece a profundidade porque dedica tempo nesse relacionamento e conhecimento que gera AMOR e identidade.Marta e Maria. Uma queria fazer e até brigou com Jesus porque a outra não tava fazendo. Mas Maria queria SER e ficou alí, aos pés de quem poderia transforma-la pra que ela viesse a "SER". A partir daí o fazer é natural.
Fomos chamados para dar fruto que permaneça. Muitas vezes após uma longa caminhada espiritual, profissional, na família, nos relacionamentos, nas finanças e afins, olhamos e não vemos um fruto que permaneceu. Isso acontece porque apenas fizemos. Não foi um fazer movido por uma essência.
O Servo se cansa, e aí o fruto que vinha dando se perde. Fazer pra tentar "ser" não é sustentável. Quando se faz algo, pra ser aceito, visto, querido, pra tentar mostrar mudança sem o "SER" isso gera um esforço sobre-humano. O fazer, antes do ser, gera inconstância, incertezas e dor. O fazer é perecível. "Ser" é essência e por isso não se perde.
Essência não se perde, porque "SER" não é imediato. Podemos começar a "fazer" agora mesmo. Mas "SER" existe preparação, que leva tempo. Antes de querer fazer, SEJA. Amigo que é amigo, não importa a distância, nem o tempo, continua sendo amigo. As amizades que "SÃO" passam por tudo, mas não se perdem porque tem essência. Elas "SÃO" e pronto. É independente de circunstância."


Créditos: Imagem
Postado por Sami Ferraz às 16:50

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...